Ophiuchus – Modelagem

8
abril
2014

Esse é um projeto que comecei no workshop do Bruno Camara, e sera também a segunda parte da minha demo.
É baseado em uma ilustração do artista Sachin Teng. Escolhi esse personagem pelos diferentes elementos que poderia praticar: uma figura feminina, hard surface, escamas e o cabelo. Evoluí muito minha modelagem fazendo ela.

(clique para ampliar)
 photo boneco_neve_zpsa07bc379.png

No começo desse projeto eu tinha muita pouca prática mas queria fazer algo super avançado, então comecei o corpo e gastei meses nele, mas ai se eu me dedicasse tanto no corpo também teria que fazer o mesmo pra armadura, pra cobra e todo o resto pra que tudo tenha a mesma qualidade e ai se foram 5 meses.
O que era difícil de entender no inicio é que vou precisar de anos de prática pra deixar tudo perfeito. Gastei muito tempo errando, e dias fazendo pequenos detalhes que depois tive que apagar tudo ou nem aparecem. Tempo que podia ter feito vários outros personagens e evoluindo gradualmente.
Então o que aprendi de mais importante fazendo ela foi a primeiro aprender os fundamentos, a enxergar o todo e também a saber quando parar e ir pra próxima etapa.
Agora estou fazendo a textura, quando estiver pronto farei um making of de tudo.

Evolução Modelagem

15
março
2014

Durante os primeiros 6 meses de curso foram realizados vários exercícios, cada vez praticando algo novo. No começo era difícil imaginar até onde poderia chegar, mas olhando pra trás e vendo cada modelo feito fico muito feliz com o resultado atingido em um ano. Segue minha evolução na parte de modelagem:

Janeiro: esse exercício foi feito logo na primeira semana se aula. Era pra fazer um boneco só com primitivas, mas fuçando no programa vi como dava pra puxar vertices ai dei uma esculpida nele. Aqui ainda não tinha noção nenhuma de modelagem.
 photo boneco_neve_zpsa07bc379.png

Fevereiro: primeiro poly modeling. Aprendendo como extrudar
 photo sabre-luz_zps3d96b29d.png

Fevereiro/Março: Praticando mais poly modeling, a lição aqui era como sustentar a forma. Estranho lembrar que demorei quase um mês pra acabar =P
 photo luminaria_zpsc7537637.png

Março/Abril: O primeiro personagem. Só poly modeling. (concept fornecido pela escola)
 photo robo_zps97972ce0.png

Abril: exercício sobre retopologia. Tive tanta dificuldade nesse, que depois fiquei mais um mês só praticando retopologia. Agora é um assunto bem tranquilo :p
 photo loops_zps6082409c.png

Maio: Personagem cartoon. Aqui comecei a gostar de modelagem, começamos a mexer no Zbrush :D (concept fornecido pela escola)
 photo cartoon_zpsb0c52dea.png

Junho: Cabeça humano. Começando a aprender um pouco de anatomia
 photo cabeca_zpsf3c72063.png

Julho: Criatura. Escolhei fazer a Fera, da Bela e a Fera. Acabei ficando só na blocagem pra me dedicar ao projeto do curta.
 photo fera_zps37afbf15.png

Ai aqui começou a produção pra valer, esse é o personagem do meu curta. Demorei uns 2 meses pra fazer toda a modelagem, desde o zbrush até a retopologia e roupas. Primeiro personagem completo que fiz.
 photo lobo_zps443ac6b6.png

Esse aqui, já mostrei em outro post, fiz pra um outro projeto. Acabei arquivando o curta pra fazer uma demoreel. Nesse queria testar minha velocidade. Foram 2 dias pra fazer a modelagem.
 photo juliano_zps93c126e0.png

E essa é o corpo de um projeto que ainda estou fazendo. Nesse comecei a estudar mais de anatomia e praticar bastante modelagem. Foi feito e refeito várias vezes.
Aprendi muito fazendo ela, na primeira versão parecia um homem com peitos. Esse é o corpo final
 photo astronauta_corpo_zps02a54c81.png

E aqui uma prévia do modelo que estou me dedicando agora. É a segunda parte da minha demo. Semana que vem farei um post sobre:
 photo astronauta_zpsdb65926b.png
(baseado em uma arte do ilustrador Sachin Teng)

Primeira Animação, MAKING OF

15
fevereiro
2014

Esse é primeiro projeto finalizado que fará parte da minha demoreel.
Comecei ele durante as últimas semanas do curso. Diferente dos outros projetos em que eu ia produzindo conforme aprendia, nesse o objetivo era testar minha velocidade com as coisas que eu já dominava. Contando só os dias em que trabalhei nele, foram 3~4 semanas de produção.
Essa animação fiz como um presente para um amigo da faculdade passar na formatura dele.

Esse é o Making Of, espero que gostem:

making of from Eiti Sato on Vimeo.

Personagem e outros projetos

28
janeiro
2014

Ow, acabei deixando o blog de lado. Maaas agora estou com tempo livre e irei postar nas próximas semanas tudo de relevante que fiz durante o curso.

Começando com o personagem do curta. Assim como o próprio curta, ele é baseado no lobo do Tex Avery, um personagem bem malandro.
O concept foi feito com a ajuda dos professores Zoe e Nico, e do meu amigo Caio.
concept

E essa é a modelagem final, com a textura do terno. No resto do corpo irei utilizar hair, o que dará outra cara a ele. E será um desafio para mim, pois apesar de já ter estudado sobre o assunto ainda não produzi nada do tipo.

Durante o curso dei uma arquivada no curta para fazer outros projetos menores onde eu poderia explorar melhor diferentes habilidades em cada um, como um projeto com foco em animação, um em modelagem avançada e um outro com foco em rigging. Nos próximos posts trarei mais detalhes.

O Curta

27
setembro
2013
O Nome do meu curta é Defeito Kuleshov, uma paródia com o Experimento Kuleshov.
Pra quem não conhece, o experimento Kuleshov é um importante vídeo da história do cinema em que um famoso ator russo da época é mostrado em um primeiro plano olhando para um prato de comida, depois para uma mocinha e por último para um caixão. Depois de assistirem o vídeo, as pessoas davam sua opinião sobre a expressão do ator, e a maioria elogiava sua grande performance em cada cena, quando na verdade não tinha expressão nenhuma era sempre a mesma cena repetida, e dai deu origem a montagem no cinema. link do video
No curta será uma versão animada do experimento, ao invés de não ter expressão nenhuma, as expressões serão beem exageradas como tipicamente nos cartoons clássicos e com uma piada no final.A idéia é fazer uma brincadeira com a relação entre cinema e animação. Comparando a montagem que é tão essencial no cinema, mas que na animação não tem tanta relevância assim (afinal só animamos oque realmente vai aparecer na tela e do modo que vai aparecer, sem espaço para cortes e montagens posteriores), com um dos princípios da animação que é o exagero nas ações.
tex avery wolf feed the kitty

Também gostaria de falar um pouco de porque escolhi fazer este curta.
No começo do curso já temos que pensar qual será o roteiro da animação que iremos nos dedicar durante o ano todo, e ai vem um milhão de idéias mirabolantes na cabeça, queremos fazer filmes super complexos e emocionantes. Mas no decorrer do curso, conforme vamos entendendo como um filme 3D funciona vemos que a idéia inicial não vai dar muito certo.. Ai comecei a cortar as cenas, diminuir as ações e ai pensei em mudar totalmente a idéia inicial, e lembrei dos conselhos dados logo no primeiro dia de aula, que menos é mais: 30 segundos de filme, 1 personagem e 1 cenário, como principal referência  o One More Beer, do Pedro Conti. Peguei minhas antigas anotações com idéias que tive na faculdade e a do Kuleshov se encaixava perfeitamente e eu não precisava me preocupar tanto com roteiro pois não havia uma história linear e nem com direção pois a câmera  é sempre parada em uma plano médio, focando todo meu tempo no que realmente vim aprender na Melies, que são as técnicas de 3D.
Semana que vem começo a trazer mais da parte prática do que estou produzindo e dou uma ajeitada no visual do blog.

Apresentação

12
setembro
2013

Bem vindo ao blog do meu curta!
Por aqui poderá acompanhar os detalhes da animação que estou produzindo no curso, semanalmente atualizarei com informações do desenvolvimento e falando um pouco das etapas de produção.

Pra começar vou me apresentar, meu nome é Eiti, tenho 21 anos, sou de São Paulo. Anteriormente cursei 2 anos de bacharelado em Cinema de Animação, pela UFPEL, o qual fiz uma pausa e voltei pra São Paulo  para fazer o Voyage e aprender mais sobre as técnicas usadas nos grandes filmes de animação 3D. Agora estou produzindo meu curta, chamado Defeito Kuleshov em animação.
No próximo post falarei da concepção da idéia do curta.