Pós Produção

Olá pessoal!!! Beleza?

Novidades do curta! Finalizei totalmente a animação algumas semanas atrás, e agora estou somente na etapa de render e pós produção! o/

É a reta final, estou dando um último gás aí pra finalizar esse projeto que tanto me ensinou. A música também está sendo produzida paralelamente e, pelas minhas contas, fica pronta junto com a pós.

Pretendo preparar no futuro um vídeo com making of, mostrando direitinho como é essa etapa de Pós Produção. Mas até lá, disponibilizo essa imagem abaixo. Não é muito, mas já dá pra ter uma ideia de como está ficando.

Pós Produção do plano 4 do curta Serôdia.

Obrigado a todos que ajudaram e acompanharam a produção até aqui. Foi uma experiência incrível, e em breve trarei mais novidades do que está por vir.

Abraços!

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Animação e Render – plano 15

Olá Pessoal!

Após um longo período sem dar as caras aqui no blog, venho com uma notícia extraordinária: a produção do curta continua!

No momento estou animando, iluminando, renderizando e pós-produzindo, tudo praticamente ao mesmo tempo. A produção está cada vez mais corrida, mas cada vez mais vejo o curta chegando à sua forma final. E devido à toda essa correria, vai ficando cada vez mais difícil postar as novidades aqui. Mas não esqueci do blog, e sempre que possível virei aqui mostrar as novidades.

E falando em novidades, quero apresentar um dos planos do curta que já está renderizado e pós-produzido. É um plano rapidinho, com pouco mais de 3 segundos. Mas acredito que com o resultado obtido já é possível entender como será a cara final do curta.

Agradeço mais uma vez aos professores que me bombardearam com preciosas dicas de pós e de composição para esta etapa. Abaixo, um still do plano 15, e também um vídeo mostrando o plano inteiro animado e renderizado. Só alegria!

Render do plano 15 do curta Serôdia.

Abaixo, o vídeo:

Serôdia | Animação e Render – plano 15 from Fabio Wasques on Vimeo.

Espero que gostem. Estou bastante empolgado, e vou agilizar o restante pra que tudo saia mais rápido agora, após esses testes iniciais.

Obrigado!

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Modelagem – Cenário

Olá Pessoal, tudo bem?

Enquanto ainda estou animando os planos do curta, arrumei um tempo pra colocar aqui parte do cenário modelado. Aqui estão somente os modelos sem a textura, e provavelmente irei acrescentar alguns detalhes ainda.

Mas a base geral do cenário é essa que vocês podem conferir nas imagens abaixo:

Modelagem do Cenário Geral do curta Serôdia

Modelagem do Cenário Geral do curta Serôdia

Modelagem da Árvore do curta Serôdia

Modelagem da Caverna do curta Serôdia

É isso aí, espero que gostem. Espero em breve apresentar o cenário com a textura e também mais um pouco da animação. Até lá!

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Animação – planos 02, 05, 06 e 08

Fala pessoal, beleza?

Apesar da frequência de posts ter diminuído aqui, a produção do curta continua a todo vapor!

Agora estou na fase de animação. Acredito que seja o processo mais demorado de toda a produção, mas também o mais delicado. Se a animação não for encarada com carinho e calma, todo o curta corre o risco de não ficar convincente.

Já estou animando há um tempo, mas ainda não tenho nenhum plano 100% pronto. Todos necessitam de ajustes ainda, alguns mais bem acabados e outros nem tanto. Mas deixo abaixo um vídeo com quatro planos do meu curta, no ponto em que estão nesse momento. Ainda haverão alterações neles, mas já é possível conferir um pouco do que vem por aí. Espero que gostem:

Serôdia | Animação – planos 02, 05, 06 e 08 from Fabio Wasques on Vimeo.

PS: Já dá pra ver um pouco do cenário no vídeo né? No próximo post eu coloco aqui a modelagem do cenário. Até lá!

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Textura dos Personagens

Olá pessoal!

Finalmente trago aqui os personagens do curta devidamente texturizados!

Gostei muito dessa etapa. Os personagens começam a ficar cada vez mais próximos do que imaginamos inicialmente, e é ótimo vê-los ganhando vida aos poucos.

Além da textura, percebi a importância de se trabalhar uma boa pose que consiga passar um pouco da personalidade de cada personagem.

Abaixo, é possível conferir duas imagens com as texturas dos personagens, e também um rápido vídeo com um turntable de cada um. Esse é o resultado obtido até agora, mas talvez eu ainda acrescente mais alguns detalhes na pintura.

Espero que gostem do resultado.

Textura da personagem Lucy do curta Serôdia

Textura do personagem Gabriel do curta Serôdia

Serôdia | Textura dos Personagens from Fabio Wasques on Vimeo.

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Rig, Setup e Face Shape

Olá pessoal!

A produção do curta continua a todo vapor, e dessa vez eu trago um vídeo com o Rig e Setup dos personagens, além do Face Shape.

Pra quem não sabe, após finalizar a modelagem de um personagem, o que temos é basicamente uma malha 3D estática. O processo de Rig e Setup consiste em adicionar bones e joints à essa malha, que permitem ao animador criar diversas poses para o modelo.

Além do Rig e Setup, temos também os Face Shapes, que basicamente são as expressões faciais planejadas para o personagem. Com um conjunto de controladores criados, temos o controle total sobre essas expressões.

No caso, o curta que estou produzindo possui dois personagens de estrutura bem semelhante. Visto que não há muita diferença entre os rigs dos dois, coloquei no vídeo abaixo apenas um deles, até mesmo para não tornar o vídeo cansativo.

Serôdia | Rig, Setup e Face Shape from Fabio Wasques on Vimeo.

Quanto à produção, já entrei na fase de animação dos planos. Ainda estou ajustando uns detalhes finais da textura, ao mesmo tempo em que inicio a animação. Assim que a textura estiver ok, irei postar o resultado aqui para que todos possam conferir.

Até lá!

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Modelagem – Gabriel

Reparei que o intervalo entre os posts aqui do blog estão aumentando. E não é nem por falta de material, é por falta de tempo mesmo.

Bom, para evitar um atraso ainda maior, posto hoje uma imagem com a modelagem do segundo personagem do curta: Gabriel.

Ok, também não deu tempo de fazer um turntable decente dele. E mais uma vez prometo postar o turntable quando for apresentar a textura dos personagens aqui no blog, embora eu mesmo comece a duvidar dessa promessa. De verdade, a correria na fase de produção é gigante. Então se eu quebrar algumas promessas, por favor, compreendam.

Sobre a modelagem, algumas palavras. Tive muita dificuldade em chegar próximo ao que eu havia proposto nos concepts dos personagens. E eu senti isso na pele dia após dia. Levei quase 3 semanas na modelagem da Lucy, o que me fez correr muito com a modelagem do Gabriel para finalizar tudo no prazo. Mas apesar de todas as dificuldades, aprendi bastante durante esse processo. E confesso que só depois que toda a modelagem acabou, só depois que saí do computador, só depois que fui dar uma volta, depois que eu respirei e olhei novamente para os personagens modelados, foi só aí que gostei deles. As vezes só o que precisamos é parar um pouco e olhar tudo novamente com “novos olhos”.

Bom, o resultado está aí abaixo. Espero que gostem. No próximo post, espero trazer um vídeo com o rigg dos personagens. Até lá!

Modelagem do personagem Gabriel do curta Serôdia

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Modelagem – Lucy

Olá pessoal!

Dessa vez trago uma imagem com a modelagem da personagem principal: Lucy.

A ideia era colocar um turntable aqui, mas com a correria da produção, preparei essa imagem rapidamente só pra não ficar muito tempo sem atualização. Prometo que ao finalizar a textura faço um turntable caprichado pra mostrar aqui.

Abaixo, a imagem da modelagem. Espero que gostem.

Modelagem da personagem Lucy do curta Serôdia

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