The Beauty and the Nightmare

Uma boa noite de domingo para todos!
Depois de um tempinho sem postar, correndo com os prazos do curta, chegou a hora de mostrar como as coisas vêm evoluindo desde então.
Passamos pela etapa de rigging e setup onde criamos o esqueleto e os controladores que possibilitam a animação dos personagens e, logo depois, começamos a trabalhar na textura que irá ajudar a dar a “cara final” do curta.

Hoje trago um vídeo que demonstra tanto a funcionalidade do rigging das duas personagens quanto também as texturas das mesmas. Espero que gostem!

Rigging e Textura dos Personagens – Dream Catchers from Gabriel Freire on Vimeo.

 

Sweet Dreams Are Made of This

Bom dia a todos! Depois do texto introdutório da semana passada nada melhor do que mostrar conteúdo do que já está feito, né?

Nos 6 meses de janeiro a junho trabalhei em todas as etapas da Pré-Produção do curta, começando como é de praxe, pelo roteiro e sinopse.  Como se pode deduzir pelo post anterior a história é sobre uma garota chamada Alice que, assombrada pelos seus pesadelos, tenta recorrer a diversos métodos para ter uma boa noite de sono, inclusive utilizar um Apanhador de Sonhos.

Sinopse

Depois de definido o roteiro restaram duas etapas importantes antes de poder começar a produzir o curta: A criação do Animatic e a definição da direção de arte e concepts.

O Animatic funciona como um “Storyboard Animado”, com ou sem som, ele dá a idéia bem inicial do posicionamento de câmera, timing, cortes e principalmente serve para se ter noção do tamanho e complexidade que a obra vai ter no final. O Animatic foi feito com um modelo de personagem-base fornecido pela escola e foi construído em cima de captura simples de animação utilizando o software SoftImage XSI. Ele pode ser conferido na íntegra no vídeo de Pré Produção no final deste post.

Já os Concepts e a direção de arte definem, obviamente, o estilo visual que será adotado. Abaixo vocês podem conferir a evolução nos desenhos das duas personagens do curta e enfim as versões finais que estão sendo utilizadas como base para a modelagem.

Alice Concepts

Alice Final

Nightmare Concepts

Nightmare Final

Enfim, abaixo está o vídeo de pré-produção completo, incluindo o Animatic e Referências:

Pré Produção – Dream Catchers from Gabriel Freire on Vimeo.

 

Dream a Little Dream of Me

 ”O apanhador de sonhos é um objeto proveniente da tribo Ojibwa nativa da América do Norte. Ele consiste em um aro feito curvando uma vara de salgueiro no qual são amarrados vários fios que formam um desenho irregular, assemelhando-se a uma teia de aranha. Enfim são amarrados alguns outros fios de onde pendem penas, miçangas e outros objetos de importância espiritual e pessoal.

Segundo a lenda, o primeiro apanhador de sonhos foi ofertado a um velho e sábio índio por “Iktomi”, um grande espírito que assumia a forma de uma aranha. O espírito enquanto tecia o objeto contou sobre a importância dos sonhos, dizendo que eles vinham de um lugar chamado de “espírito do mundo” do qual provêm o ar da noite, este que carrega tanto sonhos bons quanto pesadelos. Os sonhos bons deveriam ser levados em consideração pois contêm lições e visões que ajudariam a tribo a seguir na direção certa,  em harmonia com a natureza, já os sonhos ruins causariam apenas dor e infortúnio.

O apanhador de sonhos ao ser pendurado em cima ou perto da cabeça de quem dorme seria capaz de capturar os sonhos enquanto eles ainda estão no ar. Os sonhos bons, leves, conheceriam o caminho para fora do instrumento, escorrendo pelas penas e enfim alcançando o sonhador, já os pesadelos ficariam presos entre as teias sendo destruídos com o primeiro raio de sol de um novo dia.”

Alice respirou fundo enquanto lia estas últimas palavras. Ela fechou o livro e o colocou em cima do criado mudo. Em seguida ela se inclinou para o outro lado da cama aonde existia um saco plástico e dele retirou um Apanhador de Sonhos.

Ela não se considerava uma garota supersticiosa mas já tinha chegado a um ponto aonde “qualquer coisa estava valendo”. As olheiras marcadas, a postura cansada e o cabelo desarrumado deixavam óbvios para qualquer um que ela não tinha uma boa noite de sono faz bastante tempo e, se existia alguma possibilidade minima “dessa tralha que ela comprou numa lojinha de rua fedendo a incenso” funcionar, não existia porque não experimentar. Não é como se ela já não tivesse tentado todas as outras soluções antes.

De joelhos, Alice prendeu o objeto num prego que ela havia preparado com antecedência e, no fundo da sua mente, rezou para que, nem que fosse só por uma noite, ela não encontrasse aquela criatura sinuosa e de olhos brilhantes que a perseguia pesadelo após pesadelo.

———————————–

Olá Galera meu nome é Gabriel, tenho 24 anos, faço o curso Voyage da Melies e nos próximos meses vou publicar aqui as etapas de produção do meu curta, “Dream Catchers”. Aguardem, muito em breve os posts sobre Animatic e Direção de Arte.

Espero que vocês gostem do material tanto quanto eu estou gostando de produzir, afinal, ver uma história sua criando vida é uma experiência realmente única.