O Balanço Bruxólico

Meio off topic em questão melies mas vá lá.

Vou divulgar aqui também a estréia da animação que eu desenvolvi para o meu TCC em 2008! Agora editada da maneira que eu imaginei desde o começo. Hoje vejo que ela contem muitos erros, mas que não chegam a arruinar o filme como um todo.

Não posso deixar de agradecer a ajuda do grande amigo Aurino Manoel dos Santos Neto, que  co-dirigiu a obra e ajudou em tudo, desde cenarios, passando por animações até as vozes. Valeu cara.

Se você não é de Florianópolis, é possível que não entenda algumas expressões, mas tenho certeza que vai gostar da história. É muito bom trabalhar com a temática de um tempo em que o ser humano ainda acreditava em magia e temia o desconhecido. Sem mais delongas, convido-o a participar deste universo fantástico do folclore de Santa Catarina.

 

Gostei de revisitar esses personagens também porque pude ver que o meu traço evoluiu mas o estilo continua o mesmo. Personagens “barrocos”:  feios, cansados, mal humorados, porém simpaticos.

teste cenário

Hoje fiz um testezinho de cenário, desenhei em um a2 com carvão pra criar as texturas sujonas  e depois dei aquele tapa no photoshop. Tem só a primeira camada faltam mais 2 de cidade e uma de nuvens/céu pra fazer o parallax.  Acho que vou adicionar um carrão estiloso na rua tb.

 

 

Cenas

Aqui,  cenas animadas


O acting do primeiro vídeo não faz parte da animação mas dá uma boa idéia de como vai ser a movimentação e as expressões.
Apesar de gostar de personagens bem caricatos e expressivos, gosto de uma movimentação menos exagerada, não abuso de stretch, squash & sasquatch.

Não vou abusar de você, amigão

Acredito que o absurdo da história deve vir com piadas de situação e não com piadas puramente físicas.

Como surgiram o Roteiro e o Storytic

Há muito tempo eu desenvolvi, juntamente com alguns amigos um curto argumento sobre uma animação baseada em um jogo de sinuca. A idéia era básica, dois jogadores bem diferentes fisicamente, rock pesadão e ângulos de camera variados e interessantes.

Meses se passaram, eu fui estudar na Melies e vi que o trabalho final do Fantastique seria uma boa oportunidade de desenvolver essa narrativa e colocá-la em prática.

Devo destacar o quão difícil foi organizar uma animação baseada em um jogo de sinuca. Primeiro que o ritmo é definido por quem está ganhando, e se a pessoa começa a ganhar não há espaço para o outro adversario jogar.

Segundo que eu nao sabia jogar sinuca direito, então tive que consultar uma fonte que mostrasse o que dois verdadeiros jogadores de sinuca são capazes.

Terceiro,  jogadas de sinuca, por mais  incríveis que possam ser,  não chamam atenção em uma animação.

Encontrei  bastante ajuda em um episódio do velho seriado Twilight Zone, chamado A Game of Pool. Vendo aquilo, além de entender como a mecânica de  uma partida de sinuca pode ser transformada em uma narrativa visual, percebi a importância do embate psicológico nos bastidores do jogo.


assistam à série inteira, é genial

 

Tive tanto trabalho em organizar detalhadamente o que ia acontecer e encaixar tudo de uma maneira lógica que, quando eu terminei, já possuia material e informações para fazer um animatic. E foi o que eu fiz. Diretão no photoshop mesmo.  Chamo isso de STORYTIC.

Veja como ficou o storytic.

Inglorious Billiards

Um altão e um baixote, um habilidoso e o outro cheio de truques na manga, uma disputa acirrada por um prêmio inesperado.

Esta é a trama de Inglorious Billiards, em que tensão w humor se alternam em uma intensa partida de sinuca.

Fique ligado para mais atualizações