Imaginarium

Olá!
Como prometido, criei a página do facebook do curta. Quem tiver interesse em acompanhar o projeto e a contagem regressiva para a (espero!) estréia, por favor curta a página e acompanhe por lá! Acho a ferramenta mais prática para atualizações e visualizações, e caso alguém tenha interesse em entrar em contato comigo por lá, responderei bem mais rápido!

O nome do curta é Imaginarium, pois não existe melhor lugar para se imaginar do que os livros.

Segue o link abaixo. Espero que gostem!

Imaginarium – Curta

Ressurgindo das cinzas…

Olá! Será que alguém ainda tenta acompanhar esse blog…?
Peço mil desculpas por ter abandonado esse espaço, mas quero deixar bem claro que o curta ainda continua! Durante esse hiatus tive alguns problemas e desânimos, mas ainda continuo com a produção. E o melhor ainda, já está quase acabando (tomara)!
Se mais nada der errado, espero ter o curta prontinho até junho desse ano. Fiquem no aguardo!

Também já decidi um título para o curta, e em breve farei uma página no facebook (que é muito mais fácil de atualizar). Assim que tudo estiver pronto, postarei o link aqui.

Ah, peço desculpas para quem tentou comentar no blog durante esse tempo e não teve seu comentário aprovado. Espero que quem tiver interesse, em breve comente na página do facebook para melhor acesso e visiblidade!

Sobre o estágio de produção: após terminar a animação, fiquei alguns meses fazendo a luz e renderizando o curta. É um processo que não depende 100% de mim, pois quedas de energia, falta de computadores, feriados e afins atrasam bastante. Mas recentemente isso finalmente acabou, e agora estou trabalhando na pós-produção do curta com After Effects.

Bom, é isso. Não prometo datas da próxima post, mas com certeza voltarei para mostrar o link do facebook! Fica aí uma das imagens finais do curta:

Animação! – 3 e Cronograma

Acho que já ficou bem claro a única coisa que estou fazendo recentemente: animar, animar, animar.

Essa é, com certeza, a etapa mais demorada de produção. Na verdade, segundo o cronograma sugerido pelo curso, já acabou a fase de animação e agora seria hora de iluminar e renderizar os planos prontos.
Eu ainda estou animando. Além dos múltiplos feriados que tivemos no mês de junho, eu realmente levei mais tempo do que o esperado para animar: alterações no meio da produção, problemas que não foram calculados, planos que demoram mais do que eu imaginei que demorariam, voltar atrás para refinar detalhes… pelo menos animação é o que eu mais gosto de fazer!
Por conta disso, ao invés de terminar o curta no final de julho (quando se completa 1 ano de curso!), o meu prazo pessoal vai precisar ir um pouquinho além. Felizmente a Melies nos permite continuar aqui para produzir por um tempinho a mais. E como durante esse tempo eu não quero postar a animação do curta inteiro antes de terminar, vou postar um pouco menos por aqui.

Enfim, aqui vai mais um plano:

Basicamente a mesma estrutura que nos outros postados. A cada plano que eu faço tento experimentar pequenas coisas diferentes durante o processo todo para descobrir como eu me sinto mais confortável animando. Espero que minha animação esteja evoluindo aos pouquinhos. (:

Animação! – 2

Depois de mostrar o rig da mãe, nada mais justo que mostrar ele funcionando, nos mesmos moldes em que mostrei animação do menino.

Esse plano era para ser o Plano 12 do meu curta e já estava dado como finalizado, porém durante a produção resolvi alterar um pouco as ações dos personagens. Por conta disso esse plano não será mais utilizado na versão final do curta. Apesar de ter investido um tempo a mais nele, serviu como boa experiência para os próximos.

Espero que gostem!

Setup/Rig Mãe

Esta post deveria ter sido feita ontem, mas por conta dos feriados e jogos da Copa está um pouco mais difícil produzir como de costume…aos poucos tento recuperar o ritmo, mas é provável que as posts atrasem um pouco nas próximas semanas.

Seguindo o mesmo padrão do menino, aqui está um rápido vídeo demonstrativo do rig da mãe. Esqueci de mostrar alguns controladores, mas no geral o corpo funciona da mesma forma que o do menino, com algumas pequenas diferenças. Aqui está:

Dessa forma os dois personagens são totalmente funcionais para animar! Em uma próxima postagem, assim como fiz com o primeiro personagem, mostro um plano dela animado.

Animação!

A ordem lógica de hoje seria postar o rig da mãe, que também já está pronto, mas decidi fazer diferente.

Como a minha parte favorita de produção é a animação, quero postar um dos primeiros planos que animei! Talvez semana que vem volte atrás para mostrar o rig.

A partir deste momento de produção, parei de fazer todas as outras coisas para animar. Tenho um total de 19 planos a serem feitos, e o tempo que levo em cada um deles varia de acordo com a complexidade de cada um. Ah, e eles também não são feitos na ordem cronológica do curta! Eu divido meu cronograma por complexidade, começando pelos mais simples e imaginando que até chegar nos planos mais complicados, já terei passado por problemas que vão me ajudar no futuro.
Aqui segue a progressão do meu Plano 04 – esse plano, inclusive, estava no Animatic que postei semanas atrás, que você pode conferir neste post:

Neste vídeo espero passar uma noção geral de como é o processo de animação de cada plano:
Blocking – Blocagem. Crio as poses-chave, para determinar o movimento e o tempo. Partindo das poses mais importantes e adicionando mais, até o movimento ficar visível. As poses pulam direto de uma para as outras, sem intervalação do computador.
Auto - Mostra o que acontece quando eu pego exatamente o que tinha sido feito na blocagem e coloco a intervalação automática. Após terminar a blocagem, colocamos a animação em “auto” e o Maya tenta intervalar as poses do jeito que consegue. Depois disso…
Cleaning – …limpeza de curvas. A partir da animação estranha que o computador faz, vamos pedacinho por pedacinho corrigindo tudo, tirando movimentos estranhos e deixando tudo mais fluido, até chegar na animação final.

Depois disso, falta “só” iluminar a cena, renderizar, compor e pós-produzir!

Setup/Rig Menino

Para posar os personagens da forma que estavam nos vídeos de textura, era preciso ter o rig/setup deles prontos antes.
Lembram como eles terminaram após a modelagem, em pose “T”, sem expressão? A partir disso, foram feitos os controladores para o corpo e para as Blend Shapes modeladas anteriormente. Abaixo uma rápida demonstração do rig do menino:

A etapa de rig é uma das mais técnicas de todas, e é preciso bastante cuidado para tudo funcionar direitinho…da forma que fizemos não achei algo tão difícil, mas sim bem trabalhoso. Depois de criarmos o esqueleto do personagem, é preciso ligá-lo ao modelo e definir qual “osso” (joint) controla qual pedaço do corpo. O Maya tenta “adivinhar” o que parece certo, mas é claro que não funciona do jeito que deveria…então vamos joint por joint vendo se está tudo funcionando e fazendo os devidos ajustes! Desde o começo do Voyage ouvimos histórias sobre essa tal pintura de peso

Terminando essa etapa, o modelo está finalmente pronto para a minha parte favorita: animação!

Textura: Menino

A textura e o rig foram feitos na mesma etapa de produção. Para posar o personagem como ele está no vídeo abaixo, o rig já estava finalizado…e faz uma grande diferença ter uma pose mais interessante do que aquela base em “T” que vocês viram na modelagem!

Aqui está o turntable da textura finalizada do menino:

Foi pouco mais de uma semana também para trabalhar na textura e nos shaders do menino. A parte mais difícil de acertar definitivamente foi a pele! É mais complicado do que parece conseguir um efeito de pele convincente, mas ainda assim mais “fofinho” e cartoon…

Por enquanto é isso, não sei muito como me estender sobre o assunto, então qualquer dúvida só deixar nos comentários que ficarei feliz em responder. (:

Blend Shapes

Nas últimas semanas vocês viram os personagens modelados, em pose e expressão neutra. Mas eles estão prontos para usar? Ainda não, e é aqui que vou mostrar o começo da etapa de rig!

Usando a expressão neutra dos personagens de base, temos ainda que modelar as expressões faciais e criar controladores para o rosto, para finalmente ser possível passar para a animação. Também são criados controladores para o corpo todo, mas isso vou mostrar mais para frente.

As expressões diferentes do rosto chamamos de blend shapes. Criamos diferentes formas de boca, olho, sobrancelha e tudo que tiver alguma alteração (por exemplo, sobrancelha feliz, triste, brava…), ligamos no personagem e a partir desse momento é possível combiná-las para montar as diferentes emoções do personagem.

Aqui vai uma amostra de algumas possíveis de serem feitas no menino do meu curta:

Aos poucos, ele começa a ganhar vida…