Animação e Render

Olá! Há quanto tempo né? Finalmente consegui um tempinho pra mostrar como meu curta está ficando. Estou no último processo que consiste em animar enquanto renderiza, e renderizar enquanto animo. Consegui renderizar e pós-produzir apenas dois planos por enquanto (o primeiro e o quinto). As animações ainda não estão 100% refinadas, apenas as dos planos renderizados. Como ainda não tenho todas as cenas animadas, essa apresentação possui um furo onde falta uma cena, mas não se preocupem, eu preenchi devidamente o buraco e mantive o clima do meu curta. Como sempre as músicas são meramente ilustrativas e não tenho direitos autorais sobre nenhuma. A importância de colocar as músicas é pensar melhor na trilha sonora e ajudar os profissionais a compor uma melodia temática. Críticas serão muito benquistas.

De bônus pra vocês um pouquinho de como funcionou o processo do refinamento de algumas animações! Até o próximo post…ou melhor…até o curta finalizado!

 

Rigging e Textura

Olá!
Neste post vou mostrar o rigg e setup e a textura dos personagens.
Rigg e Setup nada mais é do que a criação de esqueletos e controladores para que seja possível animar o personagem. Apesar de estar satisfeito com as texturas dos personagens ainda tem alguns pequenos detalhes que podem ser melhorados, e pretendo melhorá-los futuramente quando eu estiver cansado de animar. No cenário ainda falta pintar a textura das folhas e arrumar algumas coisas, como por exemplo o brilho dos objetos. Pretendo postar as texturas na versão definitiva futuramente. E também pretendo comer alguma coisa ainda hoje, com licença.

 

Referências

Olá pessoal!
Agora que vocês conhecem os concepts e viram como ficou a modelagem em 3D do curta, vou mostrar de onde tirei minhas idéias e inspirações!
Quando defini que queria criar uma história onde um garoto e um animal se tornariam parceiros, logo lembrei de Hora da Aventura, Lilo e Stitch e Pokémon. Em seguida ao definir que meu personagem seria um pirata, resolvi me inspirar no personagem criado pelo grande artista Jonny Duddle. Recomendo muito seus livros O Pirata Nhac e Os Vizinhos Piratas caso você goste de livros infantis, piratas e belas ilustrações! Sem mais delongas, vamos ver as referências:

Inspirado em Jonny Duddle criei meu concept para depois ir definindo melhor alguns elementos durante a modelagem em 3D.


Olhos bem separados, boca grande e não ter um dente são elementos que tanto nas obras de Jonny Duddle como em Hora da Aventura me fizeram notar quão carismático esses personagens ficam! Hora da Aventura é uma série de desenho animado estadunidense exibida pelo Cartoon Network e criada pelo cartunista Pendleton Ward.


Essas são referências em 3D que me ajudaram MUITO na hora de modelar o pirata! São do Clipe Do ya thing da banda Gorillaz e do curta The Monk and The Monkey criado por Brendan Carrol e Francesco Giroldini.


Eu queria um animal bizarro e bonitinho ao mesmo tempo, logo um filhote de Preguiça era minha melhor opção! O stitch do filme de animação Lilo & Stitch criado pelos Estúdios Disney virou referência por também ter uma certa bizarrice bonitinha, se é que vocês me entendem. Eu usei também a expressão de tranquilidade de dois Pokémons em específico: o Snorlax e o Skaloth. Pokémon é uma franquia da Nintendo.


Por último, o curta Ride Of Passage foi o que me salvou muito na hora de criar a floresta! Me ajudou a entender como funciona a composição em 3D dos elementos e do matte painting. Ride of Passage é um curta criado por Allan Loenskov, Casper Michelsen, Christian Bøving-Andersen, David Frylund Otzen, Eva Lee Wallberg, Jakob Kousholt, Soren Norbaek e Tina Lykke Thorn.

Enfim, essas são minhas referências, espero que tenham gostado delas tanto quanto eu as admiro! Obrigado pela atenção e até o próximo post!

Animatic

Olá! Aqui está o animatic do meu curta! Mas o que é isso, você se pergunta. Bem, é o processo onde se estuda as câmeras, enquadramentos, cortes de cenas, etc. Basicamente um story board animado onde podemos usar modelagens básicas e animações simples apenas para visualizar se o ritmo do curta está bom e funcional. É a partir dele que vamos substituindo aos poucos as geometrias básicas pelos modelos finais até termos o curta funcionando.
Não ligue para a  modelagem bizarra da Preguiça no animatic, deixe as palavras “modelagem básica” ecoarem pela sua mente enquanto assiste ao vídeo.

Até o próximo post, onde finalmente colocarei as modelagens dos personagens e cenário!

 

Concepts dos Personagens e Cenário

Olá pessoal!
A etapa dos concepts é sempre divertida, mas o problema foi conseguir rabiscar tentando visualizá-los em 3D. Apesar das dificuldades gostei dos resultados alcançados e achei os personagens carismáticos. Não me prendi totalmente ao model sheet na modelagem, principalmente no caso do pirata, pois achei que ele perdeu um pouco do carisma do concept original.

Durante a modelagem, após alcançar o formato básico acabei corrigindo alguns elementos que perdi no processo do model sheet, como o nariz mais curvado e o rosto mais arredondado.

Durante o desenho da Preguiça eu pude explorar elementos que deixaram ela com mais expressão de filhote, como os olhos alinhados com o nariz.

Na transformação da Preguiça pude perceber que exagerar vários elementos valorizou o concept.


O cenário me ajudou a ter noção de proporção e do espaço em que vou distribuir os elementos.

No próximo post colocarei o Animatic. Comentários, críticas e sugestões são sempre bem-vindos!
Até mais!

O curta

Olá pessoal! Meu nome é Nicholas Bruggner Grassi e neste blog vocês poderão acompanhar os processos de criação do meu primeiro curta: Loop Island.

O curta é sobre um garoto pirata que sai em busca de um tesouro lendário localizado na Loop Island. Dizem as lendas que a ilha é um labirinto sem saída, e que dentro dela habitam criaturas bizarras…

Em breve postarei alguns concepts dos personagens e do cenário.
Até mais!